A Indústria 2027

A indústria vem passando por transformações constantemente, com isso tecnologias vão influenciar diretamente em nosso processo produtivo, daqui a 5-10 anos, sendo assim um novo projeto surgiu. Indústria 2027 é um projeto que envolve pesquisadores da UFRJ, Unicamp, IEL e CNI, nesse projeto os pesquisadores irão analisar novas tecnologias e como elas vão ser aplicadas futuramente, resultando em reflexões aplicadas ao setor público e privado.

As inovações envolvidas são complexas mas vamos citar e explicar um pouco mais sobre elas aqui. A primeira é a chamada Internet das Coisas, segundo o site do Projeto “A Internet das Coisas possibilita um contexto em que, por meio de sensores, é possível que máquinas e objetos se interconectam, troquem informações, se autocontrolem e se autocorrijam. Luminárias públicas equipadas com sensores que controlam a luminosidade de acordo com o tráfego de pessoas e veículos permitem uma iluminação mais econômica e eficiente.  Com sensores inteligentes nas turbinas de um avião, também é possível que estes avisem ao fabricante caso o objeto apresente algum defeito.”

A segunda é a chamada Produção Inteligente e Conectada, que busca basicamente controlar as etapas a qual ocorrem em uma fábrica através do virtual, ou seja, o controle de produção passa a ser feito virtualmente, com isso ao invés de fábricas físicas teremos as fábricas virtuais, mudando totalmente a estrutura da produção e tudo isso será possível por meio de sistemas e equipamentos interconectados.

A Inteligência artificial não poderia ficar de fora, ela está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia e no futuro teremos ainda mais a sua presença. A Inteligência artificial permite que máquinas realizem processos de forma autônoma, como por exemplo: veículos autônomos, esse exemplo é uma das apostas da Inteligência Artificial.

A chamada tecnologia de redes, já é uma grande conhecida de todos nós, é basicamente o transporte de informações através das tecnologias digitais, com essa tecnologia será possível comandar fábricas por transmissão sem fio e até mesmo acompanhar remotamente o funcionamento de eletrodomésticos

Além dessas outras tecnologias serão implementadas no projeto, para conferir todas entrem aqui, a Pronex vem estudando essas e outras tecnologias para que nossos equipamentos sejam capazes de se adaptarem a um mundo cada vez mais moderno e tecnológico.


COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Saiba mais sobre o processo da cerâmica!
Saiba mais sobre o processo da cerâmica!
Relacionamento com Clientes
Relacionamento com Clientes