A Industrialização no Brasil

   Hoje, vamos tratar um assunto muito importante: a Industrialização brasileira e como ela se reflete nos dias atuais. Para começar é importante ressaltar que comparado com os países pioneiros da Industrialização o Brasil começou de forma tardia, ela teve início somente no século XX, 200 anos depois da industrialização na Europa.

 

Segundo a Uol dentre os fatores que explicam essa situação, podemos considerar o fator histórico como sendo o mais influente, pois, na ocasião do início da industrialização, o Brasil era colônia de Portugal e estabeleceu durante o período colonial uma forte parceria comercial com a Inglaterra, que foi o primeiro país a se industrializar. Dessa forma, o Brasil passou a fornecer matéria-prima e produtos agropecuários para seu parceiro, que, na contramão do processo, industrializou-se fortemente ainda no século XVIII. Em 1785, porém, a colônia foi proibida de produzir produtos manufaturados, dessa forma, o que restou para o país foi continuar com a sua economia agropecuária.
Atualmente, o Brasil é um dos países mais industrializados do mundo, com economia global forte e intensa participação capitalista global. Desde a década de 1990 é visto como um dos melhores países para se investir e instalar indústrias do mundo. Além disso o Brasil vem cada vez mais em um forte crescimento e desenvolvimento, principalmente advindo do capital externo onde muitas multinacionais começaram a apostar no país.
Outro fator importante, é que o Brasil atualmente conta com parques industriais sofisticados e competitivos, de maneira descentralizada em todo o território. Ademais, os setores farmacêutico, automobilístico, eletroeletrônico, energético, têxtil, alimentício, são muito destacados como alta produção.


COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Saiba mais sobre o processo da cerâmica!
Saiba mais sobre o processo da cerâmica!
Relacionamento com Clientes
Relacionamento com Clientes