Bombas industriais

A bomba dosadora tem a principal função de dosar determinada quantidade de fluido em sistemas mais comuns como: tratamento de água, cloração de piscinas ou em sistemas industriais como por exemplo: injeção química de alta pressão, e tanques de resfriamento. Existem aplicações de Bombas Dosadoras inclusive em Plataformas OffShore e em Instalações Nucleares.  

A bomba dosadora é um equipamento muito preciso, que pode dosar até 0,05% de algum fluido em suas aplicações. Os modelos de Bombas Dosadoras podem ser Eletrônicos/Eletromagnéticos ou Mecânicas. 

Existem vários modelos de bombas dosadoras, eles podem variar de acordo com o fabricante. Para escolher a melhor bomba dosadora, é indicado entender qual capacidade de transporte em litros por hora precisará, e também qual será a contrapressão em bar para identificar o modelo exato que será usado em sua operação. 

Qual a função da bomba dosadora? 

A principal função de uma bomba dosadora é a possibilidade de liberar determinada quantidade exata de fluído em algum sistema, com uma programação de tempo e dosagem. Sua operação é muito precisa e dinâmica, facilitando a produtividade de quem usa este produto. 

A aplicação da dosagem ideal na maioria dos sistemas é algo extremamente importante para o funcionamento do mesmo. E a Bomba Dosadora é o item que completa este fluxo sistêmico, fazendo todo sistema trabalhar melhor e mais eficiente. 

Benefícios da bomba dosadora 

Um dos maiores benefícios da Bomba Dosadora é a automação do sistema que necessita de certa dosagem em algum momento. 

A bomba dosadora possui um controle de vazão ideal para processos de água ou efluentes. Que é muito utilizada em Áreas Químicas, Petroquímicas, Beneficiamento, Usinas de Álcool, Farmacêutica e Alimentícia. 

Devido ao crescimento da conscientização ambiental, a bomba dosadora se destacou pelos seus benefícios, que ajudam na economia e racionamento. Outro ponto positivo da Bomba Dosadora é com relação a manutenção e revisão barata, que consiste basicamente na limpeza do filtro, válvulas de retenção e injeção. 

Se dimensionado corretamente, a bomba dosadora pode durar muito tempo em funcionamento. E por último, a facilidade de usar, operar e a grande flexibilidade que ela permite em diversas operações, torna da Bomba Dosadora a melhor opção em diversos casos. 

Bomba autoaspirante 

A bomba autoaspirante, como o próprio nome diz, é capaz de aspirar a água por conta própria. É o único tipo de bomba desenvolvida para transferir a água, sem deixar que ela retorne. Seu funcionamento envolve primeiramente a retirada gradual do ar da tubulação, para então dar início ao bombeamento. 

Por ser autoaspirante, esse tipo de bomba não precisa realizar a escorva do ar. Ela não precisa de uma válvula de pé também conhecida como válvula de retenção e tem a capacidade de manter a tubulação da sucção sempre cheia, o que a permite levar o volume de água a alturas maiores que as normais.

A bomba autoaspirante tem um compartimento que retém a água e, portanto, o esforço do equipamento para o bombeamento é menor que os demais tipos de bombas. 

Essa bomba é usada principalmente em poços artesianos ou em reservatórios de até 7 metros de profundidade, já que ela opera acima do solo e também na irrigação e na nebulização de aviário. A bomba autoaspirante é um tipo de bomba centrífuga que exerce uma menor pressão. 

Bombas helicoidais 

As Bombas helicoidais são equipamentos rotativos de deslocamento positivo. Elas se movimentam de maneira constante, preservando as características do líquido que está sendo transferido. 

Um rotor helicoidal de aço gira dentro do estator de maneira circular e cria cavidades entre a sucção e a descarga com esse movimento. Assim, o líquido é bombeado, mesmo que seja altamente viscoso, quimicamente agressivo, de altas temperaturas e, até mesmo, com sólidos de tamanho relativo. 

Esse tipo de bomba não precisa de válvulas de pé ou de retenção, já que é autoescorvante e funciona de forma que o fluido bombeado não tem a possibilidade de fazer o caminho de volta para dentro da bomba. 

O rotor e o estator, peças essenciais para o funcionamento das bombas helicoidais, podem ser fabricados a partir de diversos metais, dependendo da aplicação. A vazão é regulada por um inversor de frequência, e o conjunto motobomba e a tubulação são protegidos por pressostatos ou válvulas, que interrompem o sistema ou alteram o fluxo. Assim, as bombas helicoidais funcionam com o máximo de eficácia e segurança. 

Características das Bombas helicoidais 

  • Bombeamento suave e fluxo contínuo; 
  • Auto escorvante; 
  • Alto teor de sólidos; 
  • Alta e baixa abrasividade; 
  • Viscosidade de até 1.000.000 cps; 
  • Eficaz em meios agressivos e químicos; 
  • Precisão no controle do fluxo; 
  • Eixo flexível. 

EMPRESA DE ALTA QUALIDADE EM BOMBAS INDUSTRIAIS 

Buscando por uma empresa especializada em bombas industriais de alta qualidade? Conte conosco da Pronex! 

Com sede administrativa no bairro Vila Gomes Cardim, na região do Tatuapé/SP e o CPD (Centro Pronex de Distribuição), na região da Mooca/SP, comportamos uma equipe de técnicos, profissionais especializados e comprometidos com o serviço, preparados para atender e oferecer sempre uma solução inteligente e efetiva. 

Além de fabricar e fornecer equipamentos industriais de alta performance, atendemos o todo território nacional, contribuindo de forma positiva para o funcionamento de grandes indústrias, com produtos e serviços dentro das normas de qualidade e segurança que prezamos em nossa organização. 

Estabelecemos uma relação transparente com nossos clientes, oferecendo suporte através do atendimento personalizado para as necessidades reais. 

Entre em contato e surpreenda-se com profissionais altamente qualificados para levar a você o melhor atendimento! 

 


COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Manutenção de bombas industriais
Manutenção de bombas industriais
Equipamentos industriais
Equipamentos industriais