Bombas pneumáticas: conheça seu funcionamento

As bombas pneumáticas utilizam o ar comprimido como fonte de energia, e foi desenvolvida principalmente para aplicações de difícil bombeamento, produtos com alto índice de viscosidade e altas concentrações de particulado.

Já as bombas centrífugas estão presentes em aplicações da indústria farmacêutica, cosmética, alimentícia e onde há a necessidade de se transferir fluidos de baixa viscosidade, como leite, suco, refrigerante, xaropes e soluções químicas.

bombas pneumáticas

No texto de hoje, falaremos sobre alguns dos principais tipos de bombas pneumáticas e centrífugas, além de suas aplicações. Confira!!!

Duplo Diafragma

As bombas de duplo diafragma podem bombear quase todos os produtos que minimamente fluem devido às diversas versões e materiais.

Alguns dos milhares de produtos bombeados são: tintas e solventes, pigmentos, resinas, produtos químicos, ácidos, colas e adesivos, resinas, produtos alimentares dos mais diversos, explosivos, barbotina e esmalte cerâmicos, cosméticos, álcool, bebidas, óleos, entre outros.

Algumas características desse tipo de bomba são:

  •  Trabalham a seco sem sofrer qualquer dano;
  •  Baixo custo de manutenção;
  •  Baixo desgaste, pois não possuem elementos rotativos e/ou em atrito;
  •  Auto-escorvante: escorva automática até 4 m seca e até 7 m já com produto;
  •  Totalmente submersível;

Bomba sanitária

A bomba centrífuga sanitária atende aos requisitos de tratamento de produtos sanitários e suaves e resistência química, é confeccionada em aço inoxidável para proteção do motor e a unidade completa, pode possuir uma vedação de eixo mecânica simples ou dupla externa, além disso, todas as bombas centrífugas sanitárias são certificadas segundo a norma 3A.

Algumas de suas vantagens são: 

  • Alta eficiência e baixo consumo de energia.
  •  Alta robustez e baixo custo de manutenção.

Bombas para óleo térmico

As bombas centrífugas para óleo térmico possuem rolamento e selagem do eixo em zona fria, eliminando a necessidade de sistema de resfriamento auxiliar com água. Queda de temperatura ao longo da bomba (selagem do eixo e rolamento submetidos a temperaturas inferiores a 100 °C, mesmo com o fluido térmico a 350 °C).

 

Algumas de suas vantagens são: 

 

  • Nenhum risco de contaminação do sistema de Óleo Térmico por água.
  • Redução de custos com manutenção e reposição de selagem por utilizar selo, materiais simples e dois rolamentos.

Onde encontrar bombas pneumáticas

A Protex oferece as mais completas soluções para quem procura por bombas pneumáticas e centrífugas. Contamos com uma excelente infraestrutura e com profissionais altamente capacitados para a elaboração de projetos com as bombas.

 

Para ficar por dentro de dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra dicas e novidades sobre tudo o que acontece no setor. Até a próxima!!!


COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Quais equipamentos são usados no processo do leite?
Quais equipamentos são usados no processo do leite?
Manual Bombas Pneumáticas
Manual Bombas Pneumáticas