Como evitar cavitação da bomba?

Muitos problemas podem infelizmente acabar acontecendo no meio de um processo industrial, com as bombas algo que muitos enfrentam e não sabem é o fenômeno físico de cavitação. Você sabe como acontece a cavitação? Em condições de baixa pressão e alta temperatura, esse fenômeno pode facilmente acontecer, por isso é importante ficar sempre atento aos ruídos a qual sua bomba pode estar fazendo além de vibrações que podem ser anormais.

Quando a cavitação acontece, são formadas pequenas bolhas de ar e com a força do rotor elas são conduzidas junto ao fluido indo a zona de alta pressão, onde causam pequenas implosões e são elas que geram jatos de grande velocidade. O problema maior é que são muitos jatos liberados ao mesmo tempo e com o tempo isso pode danificar consideravelmente o rotor da bomba.

    COMO EVITAR A CAVITAÇÃO?

Para evitar a cavitação o fundamental é uma boa estruturação no projeto de engenharia, evitando as condições as quais a cavitação pode aparecer. Na Pronex, nossos engenheiros especializados estão sempre disponíveis para atender nossos clientes, assim problemas desse tipo podem ser totalmente evitados. Além disso, deve ser bem estudado os limites operacionais das bombas, ou seja, o diagrama de fases deve estar bem claro para entendermos qual combinação de pressão e vazão o líquido pode virar vapor.

A Pronex, acredita que o acompanhamento contínuo dos equipamentos acabam evitando problemas maiores no futuro, a cavitação pode e deve ser evitada, com engenheiros especializados da Pronex, realizando visitas técnicas pensando sempre no setor a qual sua indústria atua e acompanhando de perto seu processo industrial.

 

Tem alguma dúvida técnica?
Precisa de um orçamento para bombas?
Ligue: 114114-9633
ou mande um e-mail para: comercial@pronex.com.br

COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Quais equipamentos são usados no processo do leite?
Quais equipamentos são usados no processo do leite?
Você conhece nossos sistema CIP?
Você conhece nossos sistema CIP?