Quais são as aplicações da bomba de lóbulo?

Apesar de possuir uma aplicabilidade extremamente ampla, a bomba de lóbulo é encontrada, de maneira geral, em dois segmentos principais, sendo eles:

  • Indústria alimentícia

É muito provável que a indústria alimentícia seja a vertente que mais utiliza essa variação de bomba no país. Afinal, proporcionalmente esse setor é muito mais amplo que o próximo colocado da lista, fazendo com que essa diferença possa ser notada de forma ainda mais destacada.

  • Indústria farmacêutica

Depois do segmento alimentício, a indústria farmacêutica é considerada uma das maiores investidoras desses produtos, principalmente devido a qualidades que serão listadas ao longo deste artigo.

Apesar de relativamente distantes, esses dois setores se aproveitam de duas vantagens muito características (e complementares) promovidas por diversos modelos de bomba de lóbulo. No caso, estamos nos referindo a:

  • Facilidade de higienização

Mesmo não sendo o primeiro ponto a ser considerado por investidores desse meio, a facilidade de higienização é muito representativa para esse segmento. Afinal, ela se estrutura em dois padrões extremamente valorizados por profissionais que operam ou realizam a manutenção desses equipamentos.

O primeiro deles é clean-in-place (CIP), ou limpeza no lugar, em tradução livre. Isso significa que, em geral, não é preciso desmontar esses produtos para se realizar consertos ou modificações voltadas á sua otimização.

O segundo, muito parecido, é o steam-in-place (SIP), ou esterilização no lugar, em tradução livre. Nesse caso, a conceito é muito parecido com o que foi apresentado anteriormente, mas se refere à eliminação de germes e outras impurezas que podem contaminar as substâncias transportadas.

Tanto o CIP quanto o SIP resultam de uma estrutura extremamente trabalhada, voltada, justamente, para a otimização dessas atividades, principalmente por conta do próximo ponto.

  • Funcionamento

O velho ditado do “tempo é dinheiro” não é o suficiente para justificar todo um longo processo de pesquisa, desenvolvimento, testes e aplicações práticas voltados para a criação de um produto que é, simplesmente, fácil de limpar, certo? De certa forma, isso é verdade.

Apesar de ser um ponto extremamente importante, principalmente por se tratar de um produto voltado às indústrias alimentícia e farmacêutica, isso não parece ser suficiente para um investimento de grande porte. Porém, essa perspectiva muda ao se considerar que uma bomba lóbulo também pode ser eficiente para evitar desperdícios.

Afinal, esse produto opera, digamos, de maneira mais cautelosa que outras variações, permitindo, assim, que substâncias mais sensíveis sejam transportadas sem causar cisalhamento, um dos problemas mais graves e mais prejudiciais de companhias desses segmentos.

 

Onde comprar uma bomba de lóbulo?

Considerando os pontos acima, fica claro como é necessário investir em companhias especializadas nesse segmento, que possam fornecer produtos capazes de suprir todas as necessidades definidas por consumidores desses produtos. Nesse sentido, a Pronex é a melhor opção.

Há anos atuando nese segmento, a empresa cresceu e se consolidou como uma referência de sua área, sempre superando as expectativas de seus clientes em relação aos seus produtos e serviços.

Por isso, não aceite menos do que você ou sua companhia merecem. Entre em contato com a Pronex e solicite um orçamento.

 


COMPARTILHAR:


Posts relacionados