Saiba mais sobre o processo da cerâmica!

 Hoje vamos entender um pouco da indústria de cerâmica e como é feita a produção desse material, sabemos que muitas indústrias de cerâmica utilizam nossos equipamentos industriais, bombas industriais são muito utilizadas para a preparação e produção da cerâmica. 
Em primeiro são selecionadas as matérias primas que são basicamente a argila, onde são encontradas em depósitos naturais na crosta terrestre, depois de sua extração são usados caminhões para o transporte até as fábricas de cerâmica, para então passar por algumas etapas de beneficiamento até que estejam adequadamente preparada e com as características desejadas para dar forma a tijolo, telhas e outros produtos.
Em suas primeiras etapas do processo, a argila passa pela britagem e moagem em equipamentos apropriados para este fim. O objetivo desta etapa é dividir a argila em partes menores e mais homogêneas. Na etapa inicial, resíduos indesejados também devem ser separados, evitando assim possíveis imperfeições.
Depois disso começam as preparações da massa, os produtos cerâmicos são compostos por argila e água, e em alguns casos são utilizados aditivos. Sendo assim, uma etapa muito importante é a dosagem correta dos materiais que por sua vez podem ser feitas pela nossa Bomba Dosadora da Pronex. Outro equipamento muito utilizado nessa etapa são os misturadores que controlam a mistura para que possam prosseguir para as outras etapas da produção.
A próxima etapa é designada para a formação das peças de cerâmica que envolve toda a parte artística, com laminação e extrusão, as peças são cortadas conforme as normas ABNT e ela então é conduzida para a esteira, antes das peças irem para o forno são secadas de forma natural ou artificial em túneis, depois da secagem vão para o forno onde são queimadas em alta temperatura, para que assim os produtos ganhem dureza e resistência mecânica. Assim então os produtos podem ser distribuídos e levados para o estoque e em seguida chegar na mão dos consumidores.

 


COMPARTILHAR:


Posts relacionados
Relacionamento com Clientes
Relacionamento com Clientes
A Importância das Soft Skills
A Importância das Soft Skills